fbflickryoutube

next-race

Time left:
9
9
D
1
1
4
4
H
5
5
9
9
M
4
4
3
3
S

Apresentação

O quê?

O troféu Ultra Series é composto por um conjunto de três provas de ultra endurance em BTT.
A série desenvolve-se ao longo de um período de 6 meses, com as provas a distanciarem sensivelmente 3 meses entre si, o que obriga os atletas a uma boa gestão da época, para que consigam assegurar uma condição física boa entre Abril e Outubro e assim disputar a série de forma regular.

A Ultra Series é um desafio ao alcance de uma minoria de pessoas, são muitas as características e condicionantes que exigem uma imensa resiliência e determinação aos atletas. Nos últimos anos uma frase chave se transmitiu entre os atletas presentes: "Se fosse fácil, estavam cá outros".

A extensão longa dos percursos, os períodos de autonomia em prova entre as zonas de abastecimento, as condições meteorológicas adversas, o isolamento dos locais remotos onde os percursos se desenvolvem e a duração longa em horas, são alguns dos factores que fazem desta série o derradeiro desafio em BTT, que não é apenas físico, tendo uma componente psicológica muito grande.

Com o grau de dificuldade em crescendo de prova para prova, não há a menor dúvida de que estas três provas estão direccionadas a pessoas experientes a pedalar, preparadas física e psicologicamente, com um auto-conhecimento do seu corpo, carácter e capacidades.

Tudo isto fica implícito no mote da Ultra Series: EX DURIS GLORIA ( da dor/sofrimento surge a glória) - Dos fracos não reza a história!

Quando e onde?

8 Abril 2017 - SRP160 - Serpa
A 10ª edição da ultramaratona que está na origem das provas de ultra endurance por nós organizadas. O esplendor do Alentejo em plena primavera, Serra, Rio e Planicie na prova que serve de introdução às longas distâncias.

1 Julho 2017 - eoX240 -
7ª edição da ultratravessia estreada em 2011. Depois dos 160Km de Serpa, adicionamos a extensão de uma maratona, são 240Km num percurso em linha para atravessar o país do extremo este até ao oceano atlântico, num limite de 18h.

7 e 8 de Outubro 2017 - Aljezur
A 8ª edição da dupla jornada ultra, pelo sudoeste fantástico!
A prova mais dura da série, dois dias diferentes mas muito exigentes, para terminar a época e da série, já no Outono, em Aljezur, no coração da Costa Vicentina!

Formato

As provas são disputadas a solo, com classificação distribuída de acordo com os seguintes escalões etários/sexo:

- Elite - Idade menor ou igual a 34 anos - Nascidos em 1983 e posterior
- Master +35 - Idade entre 35 e 39 anos - Nascidos entre 1978 e 1982
- Master +40 - Idade entre 40 e 44 anos - Nascidos entre 1973 e 1977
- Master +45 - Idade entre 45 e 49 anos - Nascidos entre 1968 e 1972
- Grand Master +50 - Idade igual ou superior a 50 anos - Nascidos em 1967 ou antes
- Feminino Absoluto - Categoria única não diferenciada em escalões etários

Marcações:
Das três provas a serem disputadas no troféu, apenas a SRP160 terá marcações físicas no terreno.
As outras duas provas, eoX240 e Sudoex, face às extensões e dispersão territorial, recorrem aos dispositivos gps para navegação e validação dos percursos, sendo obrigatório o uso do mesmo.